terça-feira, 29 de outubro de 2013


Admitimos, queríamos trollar vocês com alguns sustos, mas resolvemos falar de um assunto muito mais interessantes sem infartar ninguém.

Nossa surpresa de Halloween é o que está faltando comentarmos, OS MONSTROS e algumas de suas aparições nas mais diversas mídias.


Vamos começar por Vampiros, especialidade de Selene.

Em 1047, o primeiro registro sobre "vampiros"  foi escrito, pelo um padre, mais conhecido como Vladimir Yaroslavovich. As aspas são em conta que somente em 1734 o termo vampiro foi, pela primeira vez, utilizado em um texto intitulado Viagem de Três Cavalheiros Ingleses.

Enfim, o mito não veio de Vlad III, como é de conhecimento popular, como se pode ver acima, esse já é um mito antigo. Então porque associam Vlad a vampiros? Apenas porque Bram Stoker o utilizou de inspiração para a criação do Conde Drácula.

Mas o primeiro caso de vampirismo foi o de Peter Plogojowitz, onde após 62 anos de vida sua morte não foi um descanso eterno. Segundo narrativas da época, o camponês apareceu a noite depois de sua morte para o filho, que o alimentou por 2 noites seguidas. Na terceira noite ao ter negado alimento ao pai, o filho apareceu morto pela manhã. A vizinhança inteira começou a ficar doente e alguns morreram por perda de sangue, e ao abrirem o caixão de Peter, o encontraram de olhos abertos e face corada. Assustados, o perfuraram com uma estaca e queimaram seu corpo.

Não citarei mais da história vampiresca, depois disso todos já devem ter um conhecimento prévio devido a livros e filmes, vamos ao que interessa agora, começando por suas características.

São dotados de uma força descomunal e grande velocidade, são capazes de hipnotizar humanos conforme sua vontade. E ainda possuem sentidos aguçados, além de alguns poderem se transformar em certas especies de animais, como por exemplo, lobos.

Com tantos poderes, há obviamente as fraquezas, ainda que sejam imortais, eles são parecidos com humanos. Sua principal fraqueza seria o sol, mas em algumas histórias literárias essa característica é modificada, veja os exemplos abaixo.

Crepúsculo - vampiros nessa saga não queimam ao sol, eles brilham em contato com os raios solares, há diversas interpretações referente aos seres purpurizados, algumas dizem que o "brilhar" na verdade seria uma alegoria a beleza estonteante que se intensifica na luz, onde se pode enxergar melhor. Enquanto as interpretações mais comuns dizem que isso tudo não passa de uma boiolagem, fadas e vampiros foram confundidos. Enfim, cada um com seus argumentos.


Diários dos Vampiros - vampiros nessa saga podem se queimar no sol, acontece que eles podem possuir anéis com feitiços que os protegem durante a exposição ao sol, como um protetor solar.


A História do Ladrão de Corpos - neste livro da Anne Rice há uma parte em que Lestat fica em exposição no sol por motivos que não nos convém pensar no momento, ele queima, não consegue se movem de tanta dor, e continua assim por dias, vem a noite, vem o dia, e ele continua a queimar, não morre, mas também não fica protegido da dor da queimação eterna.

Voltando as fraquezas, outro fato ruim aos sugadores de sangue, eles não podem entrar em uma casa sem ser convidado, questão de cordialidade de séculos passados que permaceram como se fosse um feitiço, um ritual sagrado.

Há outras fraquezas também, mas seriam relativas dependendo da sua fonte, alguns vampiros tem que dormir, outros não, outros queimam em contato com prata, a maioria não, enfim, para matar um vampiro no senso comum é necessário uma estacada de madeira no coração, decapitação ou fogueira, a inquisição gosta dessa ultima.

Quanto mais um vampiro for velho, maior será seu poder, por isso que os vampiros originais são retratados como quase invencíveis.

Na questão espelho, diz a lenda que eles refletem a alma, consecutivamente, não refletiria um vampiros pois eles não possuem alma, entretanto, alguns contos, etc etc refletem a imagem do vampiro, porque não levam em consideração essa lenda e sim o lado científico da coisa, cujo diz que o espelho reflete a imagem, e não a alma. Fiquem com qual visão o agradar mais.

Bom, como vampiros não possuem alma, como poderiam possuir sentimentos então?

É certo que eles podem se desligar de seu lado humano e ficar apenas com seu lado obscuro, sem nenhum remorso ou arrependimento, mas isso ainda não explica como estes seres podem sentir, uma vez que o coração é apenas mais um órgão que podem vir a emitir sinais para o cérebro de dor quando há alguma coisa errada. Poderia ele emitir algum sinal de amor? Como sonhadora diria que sim, mas como cética reconheceria dos órgãos humanos apenas sua função básica.

Outro fato polêmico, como vampiros se alimentam?

Sangue, certo? Só que isso foi base de uma interpretação errada, pois nos séculos passados a energia vital das pessoas seria o sangue devido a sua falta de conhecimento em aspectos espirituais. O certo seria dizer que vampiros se alimentam da alma das pessoas, uma vez que não possuem alguma, e necessitam dela para viver.

Estes seres galantes conquistam as mais diversas almas, ou corações, pelo mundo, fazendo com que as pessoas tentem beber sangue de vampiro e morrer para se transformar, porém por mais excitante que pareça, viver eternamente tendo que matar pessoas, ou pior, animais, e ver aqueles que você morrerem enquanto você permanece parado no tempo, não parece ser uma coisa boa, vampiros não foram feitos para serem legais, vejam o caso de Buffy e Angel para ilustrar isso melhor.

Eis abaixo algumas coisas que recomendo sobre vampiros:
Livros:  Entrevista com o Vampiro de Anne Rice, Drácula do Bram Stoker, Salem's Lot de Stepehn King

Seriados:  Buffy - A caça Vampiro, The Vampire Diaries, Being Human, Dark Shadows, Blade - The Series, Supernatural,  "Drácula ainda não não estreiou"

Filmes:  Entrevista com o Vampiro, Blade, Drácula, Nosferatus, Anjos da Noite, Os Garotos Perdidos, Deixe-me Entrar, A Dança dos Vampiros, Van Helsing, 30 dias de Noite

Música:  If I Was Your Vampire - Marilyn Manson, Grim Rea­per - Night Of The Vampire, Xandria - Vampire, The Misfits - Vampira, Raul Seixas - Vampiro Doidão, Doce Vampiro - Rita Lee, Like a Vampire - Catrien Maxwell

Enfim, qualquer dúvida, crítica, sugestão sobre o tema, falem com moi, Selene em nossas redes sociais.

Black Kisses e fiquem agora com Lycos e seus cadelinhos da lua.


Lobisomens


Nome: Popularmente conhecido como Lobisomem o Licantropo, palavra oriunda do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos = Lobo e e άνθρωπος, anthrōpos,= Homem.


História: É segundo a lenda um homem que carrega a maldição da Licantropia ou herdada geneticamente, ou por ser o oitavo filho de uma sequencia de sete meninas ou pela forma mais popular sendo mordido por um outro Licantropo.


Segundo um lenda bem mais antiga o primeiro Lican do mundo proveniente da mitologia grega Licaão o Rei da Arcádia por castigo de Zeus foi transformado em lobo. Já uma lenda um pouco mais popular da mesma mitologia afirma que Damarco Parrásio pugilista arcádio e herói olímpico foi transformado em lobo nove anos após a um sacrifício a Zeus Liceu.


Comportamento: Segundo lendas e histórias transmitidas de forma oral, aquele que possui a maldição, se transforma em noite de lua cheia em uma criatura meio lobo meio homem um monstro de tamanho avantajado com força sobre humana, velocidade impressionante, garras tão afiadas quanto a de um lobo, mesma audição apurada, ofato, visão e extinto assassino ainda mais violento. Devora animais, pessoas e destrói o que ficar em seu caminho de forma avassaladora tendo que segundo várias lendas ter que percorrer na noite de lua cheia sete encruzilhadas, sete cemitérios e sete igrejas para poder voltar a forma humana ao amanhecer.

Fraqueza: Quase nada pode ferir esse monstro, apenas balas de prata e para matar a fera é preciso acertar uma dessas balas de prata bem no coração da criatura.

Essa lenda é bem difundida em quase toda a Europa principalmente Portugal, no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido dentre outros países e civilizações.

Acredite se quiser, eu pessoalmente acho que uma lenda tão antiga não pode ter sido criada do nada. Acompanhem durante a semana provas da existência ou não, desse ser tão fascinante.


Zumbis

A palavra Zumbi se originou do termo nzumbe, nzambi ou nizumbi de alguns idiomas do oeste africano e significa “espírito ancestral”.

Talvez o mais famoso deles inventado por Mary Shalley é a história de um cientista que uniu partes de corpos de cadáveres fazendo um só corpo e deu vida a esse ser assim dando via o emblemático Frankenstein.

O termo surgiu entre praticantes de vodu um culto religioso vinda das ilhas Antilhas ( Caribe ).

Essa nomenclatura define um ser humano morto vivo, um cadáveres reanimados por feiticeiros para se tornarem escravos.

Na década de oitenta um cientista da área da antropologia Wade Davis estudou o assunto, elumo de estudou a hipótese dos zumbis serem pessoas colocadas em estado hipnótico por alguma forma de envenenamento. Ele publicou dois livros referentes a esses estudos: A Serpente e o Arco-Íris (1986) e Passage of Darkness ( 1988 ).

Como já foi dito anteriormente zumbi é um morto vivo que por algum processo místico ou científico retornou da morte se tornado uma criatura estupida fria e com um único estímulo e objetivo seguindo o extinto básico de sobrevivência, comer. E eles comem gente viva e caso não consumam a pessoa inteira só a mordam este por sua vez se torna um morto vivo também.

Zumbis segundo algumas lendas são criaturas sem alma, com apenas estímulos humanoides. Há quem acredite que o mundo vai acabar em um apocalipse zumbi e existem até mesmo pesquisas científicas que constatam que isso é possível.

O primeiro filme de zumbi foi o clássico White Zombie de 1932 dirigido por Victor Halperin ( que inclusive serviu para disseminar esse termo mundo ao redor do mundo).

Uma franquia de muito sucesso de filmes de zumbi é a sequencia REC que mostra uma forma bem diferente de “contágio” para se tornar um zumbi.

O primeiro filme da franquia é espanhol Dirigido por Jaume Balgueró e Paco Plaza REC foi o primeiro.( 2007)

Depois foi lançado um remake estadunidense com o título Quarentena. (2008)

Logo em seguida veio a sequência REC 2 lançada comercialmente na Espanha.(2009)

E em 2012 foi lançado o REC3.

Mas um filme que eu achei muito inteligente foi Guerra Mundial Z ( Lançado esse ano)

E uma dica de seriado: The Walking Dead


Bruxas

Internacionalmente reconhecidas após o episódio de Salém, as bruxas, seres humanos como você leitor, como qualquer indivíduo, foram taxadas por más, com suas bruxarias, mas até mesmo, ainda no episódio de Salém, o juiz que sentenciou aquelas mulheres a morte por contarem histórias do seu povo confessou que pensou depois que sua imposição havia sido um tremendo de um erro.

Como se não bastasse, houve a inquisição, onde a Igreja Católica se achando a superior a todos e tudo queimou diversas mulheres inocentes, principalmente as ruivas, pois o vermelho era a cor do pecado, uma ofensa a minha ruivisse, enfim, a história dessas mulheres é extremamente fatídica, porém se engana quem pensa que apenas mulheres cultuavam a deuses pagãos e praticavam alguns feitiços aqui e ali, um grande exemplo disso é Merlin.

Ele foi, primeiramente, conhecido como profeto, e com o passar do tempo se mostrou ser um mago, conselheiro, grã - druida, enfim, seria um grande Meistre em As Crônicas de Gelo e Fogo. 

Era filho bastardo da Princesa Real de Dyfed, o que levou a todos a acreditarem que, ou seria filho de anjo deixado para a princesa, ou seria filho de um Incubus, um espírito maligno possuidor de mulheres enquanto dormem. 

Seu mito consiste em estar sempre ao lado de Arthur para qualquer auxilio, e no único momento em que não pode estar devido a Morgana, Arthur faleceu em batalha. Uma grande história de fidelidade, recomendo aos romancistas de plantão.

Voltando as bruxas, não poderia citar Merlin sem dizer de Morgana, meia irmã de Arthur.

Ela foi uma espécie de discípulo de Merlin, que concordou em lhe ensinar todos os seus poderes místicos.

Diria que Morgana é como se fosse Nêmesis da mitologia grega, pois há diversas faces de sua história que são conflitantes, eis uma definição:

"Morgana representa na lenda arturiana, a figura de uma Deusa Tríplice da morte, da ressurreição e do nascimento, incorporando uma jovem e bela donzela, uma vigorosa mãe criadora ou uma bruxa portadora da morte. "

Uma figura conflitante que deixa um mistério insolúvel nos dias atuais.

A "bruxaria" ainda existe, mas com outro nome e propósito, que é o Wiccanismo, a crença em entidades da natureza onde a moral prevalecente é esta:

"Sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres"

É uma bela "religião", por falta de um vocabulário melhor, onde você consegue perceber a beleza da natureza, as árvores, lua, sol, estrelas, rios, lagos, entre outros, e você cultua e agradece por estes elementos tão belos que nos é fornecido, e onde a maioria da população o degrada, sem conseguir perceber que está apenas destruindo a sim mesmo, cuspindo no prato em que come.


Livros:  Senhor dos Aneis de Tolkien, Harry Potter de J.K. Rowling, The Vampire Diaries de , O Cla dos magos de , As Cronicas de Gelo e Fogo de George Martins, As Aventuras do Caça-Feitiço de 

Seriados:  Supernatural, Grimm, Buffy - A Caça Vampiros, The Vampire Diaries, Secret Circle, American Horror Story, Merlin, Doctor Who, Sabrina - A bruxa adolescente

Filme:  O Pacto, As Bruxas de Salem, Harry Potter, Senhor dos Aneis, Abracadabra

Músicas:  Iron Maiden - Moonchild, Santana - Black Magic Woman, The Eagles - Witchy Woman, Aurea - The Witch Song, 


Fantasmas

Geralmente denominados de assombrações, esta criatura é apenas o espírito de uma pessoa morta com algum objetivo, seja ele bom ou ruim.

O ponto bom para os humanos é que este ser necessita da sua energia em forma de medo para que ele possa se manifestar plenamente, por isso que em filmes de casas assombradas por alguma entidade, há sempre aquele clima aterrorizante eterno no início, pois o fantasma não possui mais a forma física de carne e ossos para poder sair matando todo mundo com machados entre outros.

Mas o ponto bom para os fantasmas, uma vez que os humanos não conseguem detê-los por não conhecerem sua história e seu objetivo, eles conseguem fazer o que querem, pois o medo transborda pelo o local, como um caminhão de comida em um apocalipse zumbi.


Filmes: O Fantasma da Ópera, Evocando Espíritos, Horror em Amityville, Sexto Sentido, Poltergeist, Os Outros, Ghost, Ghostbusters, Os Fantasmas se Divertem

Livros:  Estrada da Noite de Joe Hill, O Iluminado de Stephen King,  O Senhor da Chuva de André Vianco, Contos de Fantasmas de Daniel Defoe, A Mulher da Gargantilha de Veludo e Outras Histórias de Terror de Alexandre Dumas

Música:  The Doors - Ghost Song, Michael Jackson - Ghost, Silver Ghost - Merle Haggard, Caça Fantasmas Tema, The Ghost of You - My Chemical Romance, Ghost of a Rose - Blackmore's Night

Seriados:  Supernatural, Ghost Whisperer, Being Human, Ghost Hunters, Twilight Zone, Arquivo X, Histórias de Fantasmas (Anime)


Demônios

Havia um anjo de beleza e talento para música sem igual, ele ocupava lugar de destaque no céu mas com o passar do tempo começou a colocar em dúvida, a autoridade começou a descordar de seu pai seu líder mestre e criador, Deus.
Sendo assim, com o passar do tempo organizou uma rebelião e quis tomar o poder do paraíso e organizou uma rebelião com alguns aliados houve uma guerra entre potestades do mal ao lado dele que estava contra Deus, um anjo chamado Lúcifer cujo nome significa vindo da luz e as potestades e legiões do bem.
Essa batalha prol da salvação do paraíso acabou eclodindo no exílio de Lúcifer que foi banido para sempre do céu e todos os seus aliados.
Assim ele estabeleceu seu reinado de mal, dor, ódio e tudo mais que você possa imaginar de pior e seus aliados já não mais anjos assim como seu Líder traidor passaram a se chamar demônios e possuíam apenas uma  função levar o mal e desviar a humanidade do curso do bem tomando tentando tomar a humanidade de Deus para provar que ele está errado.
Os demônios são os auxiliares do cara lá de baixo com um único propósito nos trazer o mal.
E eles estão em todas as partes com as mais diversas formas só esperando que você dê uma brecha para ele te usar.


Filmes:  O Exorcista, Atividade Paranormal, A Morte do Demônio, O Último Portal, Demônios, Stigmata, O Ritual, Constantine, A Profecia

Músicas:  666 The Number of the Beast - Iron Maiden, Imagine Dragons - Demons, Bullet for my Valentine - Waking the Demon, The Killers - A White Demon Love Song, Within Temptation - A Demon's Fate, Eminem - Demon Inside, Angra - Angels and Demons, Avenged Sevenfold - Demons

Seriados:  Supernatural, Buffy - A Caça Vampiro, Arquivo X

Livros:  A Mão do Diabo de Dean Vicent Carter


Para consultar os livros aqui citados acesse: http://www.orelhadelivro.com.br/feeds/


Estes são as criaturas mais conhecidas do Halloween, mas há ainda inúmeras criaturas malignas que poderíamos citar, como casos de bonecas, espantalhos, diversas "coisas" demoníacas, entretanto nos condensamos aos seres típicos de Halloween, espero que tenham gostado do nosso Especial Horror e até o próximo Samhain em 2014, mas até lá, continue acompanhando nossas resenhas, conspirações aqui no blog.


Atenciosamente,

Equipe do SEC








by Unknown 23:25 No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Bookmark Us

Delicious Digg Facebook Favorites Stumbleupon Twitter

Search